Centro de Ciência para o Desenvolvimento: Inteligência Artificial para Matemática e Aprendizagem Inovadora (CCD IAMAI)

Pesquisador responsável: Roberto Marcondes Cesar Júnior
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística - USP
Processo FAPESP: 2025/07028-5

O CCD-IAMAI tem como missão realizar pesquisa para fortalecer e promover a inovação na educação matemática com suporte da inteligência artificial, criando, aplicando e disseminando tecnologias inovadoras para a aprendizagem e o ensino dessa área do conhecimento.

O IAMAI está estruturado em seis subprojetos interconectados, garantindo que diferentes linhas de pesquisa e desenvolvimento avancem simultaneamente e de forma coordenada.

O subprojeto Datasets e Ferramentas de IA para Educação Matemática fornece a base tecnológica para o IAMAI. A partir dessa base, três subprojetos exploram abordagens pedagógicas específicas mediadas por IA.

O subprojeto Objetos Concretos e Interativos de Matemática explora o uso de objetos físicos e interativos para a aprendizagem e o ensino de matemática, incorporando IA para análise e otimização da experiência de aprendizagem.

O subprojeto Mathetic-AI: Um Assistente de Meta-aprendizagem desenvolve um assistente baseado em IA para incentivar a reflexão, promover a autorregulação da aprendizagem matemática e personalizar a experiência do estudante.

O subprojeto Integração de Tecnologias ao Currículo de Matemática investiga e implementa metodologias para a adoção estruturada de IA e ferramentas digitais no currículo de matemática, alinhadas às diretrizes educacionais nacionais e internacionais.

O subprojeto Formação de Recursos Humanos para Educação Matemática terá o papel de preparar professores e pesquisadores estejam para utilizar e desenvolver soluções inovadoras baseadas em IA.

Já o subprojeto Cultura e Extensão busca ampliar o alcance da pesquisa do IAMAI por meio da organização de eventos, exposições interativas e materiais educativos acessíveis para todo tipo de público.

Os conhecimentos gerados pelos subprojetos alimentam dois eixos estratégicos fundamentais para a relevância do IAMAI na sociedade: a formação de educadores e a disseminação da cultura matemática.

Instituições parceiras: 

• Secretaria Estadual da Educação de São Paulo/SESP, 
• Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP

 

RESULTADOS DE PESQUISAS CONDUZIDAS NO CENTRO: