Pesquisador responsável: Roberto Marcondes Cesar Júnior
Instituição-sede: Instituto de Matemática e Estatística - USP
Processo FAPESP: 2025/07028-5
O CCD-IAMAI tem como missão realizar pesquisa para fortalecer e promover a inovação na educação matemática com suporte da inteligência artificial, criando, aplicando e disseminando tecnologias inovadoras para a aprendizagem e o ensino dessa área do conhecimento.
O IAMAI está estruturado em seis subprojetos interconectados, garantindo que diferentes linhas de pesquisa e desenvolvimento avancem simultaneamente e de forma coordenada.
O subprojeto Datasets e Ferramentas de IA para Educação Matemática fornece a base tecnológica para o IAMAI. A partir dessa base, três subprojetos exploram abordagens pedagógicas específicas mediadas por IA.
O subprojeto Objetos Concretos e Interativos de Matemática explora o uso de objetos físicos e interativos para a aprendizagem e o ensino de matemática, incorporando IA para análise e otimização da experiência de aprendizagem.
O subprojeto Mathetic-AI: Um Assistente de Meta-aprendizagem desenvolve um assistente baseado em IA para incentivar a reflexão, promover a autorregulação da aprendizagem matemática e personalizar a experiência do estudante.
O subprojeto Integração de Tecnologias ao Currículo de Matemática investiga e implementa metodologias para a adoção estruturada de IA e ferramentas digitais no currículo de matemática, alinhadas às diretrizes educacionais nacionais e internacionais.
O subprojeto Formação de Recursos Humanos para Educação Matemática terá o papel de preparar professores e pesquisadores estejam para utilizar e desenvolver soluções inovadoras baseadas em IA.
Já o subprojeto Cultura e Extensão busca ampliar o alcance da pesquisa do IAMAI por meio da organização de eventos, exposições interativas e materiais educativos acessíveis para todo tipo de público.
Os conhecimentos gerados pelos subprojetos alimentam dois eixos estratégicos fundamentais para a relevância do IAMAI na sociedade: a formação de educadores e a disseminação da cultura matemática.
Instituições parceiras:
• Secretaria Estadual da Educação de São Paulo/SESP,
• Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP