Pesquisadora responsável: Ludhmila Abrahão Hajjar
Processo FAPESP: 2024/01114-4
Instituição-sede: Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP)
O CID-SP EMERGÊNCIAS tem como objetivo implementar um modelo baseado em big data e inteligência artificial para melhorar a eficiência na regulação de urgências e emergências no sistema de saúde pública de São Paulo. As metas são reduzir os tempos de espera, priorizar pacientes com maior risco de complicações, alocar recursos de maneira mais eficaz e proporcionar um atendimento mais estruturado e qualificado para pacientes em estado grave.
O principal desafio é a complexidade do sistema de saúde pública de São Paulo: superlotação, desequilíbrio entre oferta e demanda e dificuldades na priorização e estratificação de pacientes em situações de urgência e emergência. A estrutura atual da rede de saúde inclui as Regiões de Saúde (RS), Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS), Departamento Regional de Saúde (DRS) e a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
A metodologia proposta prevê a construção de vasto banco de dados (big data) e o desenvolvimento de um sistema analítico avançado e de modelos de predição para avaliar a gravidade das situações de emergência.
Os resultados esperados incluem a melhoria nos desfechos clínicos dos pacientes, com redução de complicações, mortalidade e custos associados ao tratamento. O projeto tem como objetivo desenvolver um modelo replicável, que possa ser adaptado e aplicado em outras regiões e sistemas de saúde.
projeto é resultado de colaboração entre diversas instituições, com destaque para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Escola Politécnica da USP e o Instituto Beja, organização sem fins lucrativos, que desempenha um papel vital no financiamento e na divulgação do projeto.
Instituições parceiras:
• Secretaria da Saúde SP
• Faculdade de Medicina da USP